Cobra de aproximadamente 1,2 metros foi capturada por uma equipe da Vigilância Sanitária
Uma cascavel de aproximadamente 1,2 metros assustou o dono de uma propriedade rural em Marilândia do Sul (PR), nesta quarta-feira (04). A cobra foi encontrada próxima ao chiqueiro dos porcos e acabou sendo resgatada pela Vigilância Sanitária, em parceira com a equipe de endemias do município.
O proprietário rural Rômulo Ilheu relatou que recentemente já havia encontrado outra serpente. Desta vez, o animal estava dentro do galinheiro. A Vigilância Sanitária alerta que, com a chegada do calor, o aparecimento de animais peçonhentos é comum.
A cascavel foi retirada do local, medida e identificada. A serpente mediu 1,26 metros de comprimento. A informação é adicionada no Sistema de Informação de Notificação de Animais Peçonhentos (Sinap). Ela foi solta em uma área de mata, longe das áreas habitadas.
“O resgate serve como um importante alerta para todos, especialmente para aqueles que vivem em áreas rurais ou frequentam locais de pesca. É fundamental redobrar os cuidados, já que a presença de serpentes pode resultar em acidentes graves”, alerta a Vigilância Sanitária.
Como prevenir picadas?
Use botas e calças compridas ao caminhar em áreas de mata ou pastagens. Sempre inspecione sapatos, roupas e roupas de cama antes de usá-los. Mantenha os arredores da casa limpos, sem entulhos ou acúmulo de madeira. Evite colocar as mãos diretamente em buracos ou locais com pouca visibilidade.
Caso encontre algum animal peçonhento, não tente capturá-lo sozinho. Entre em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária ou a equipe de endemias para a remoção segura.
A cobra cascavel é uma serpente peçonhenta dos gêneros Crotalus e Sistrurus. Possui espécies em todo o continente americano e é extremamente comum no Brasil. A cascavel é a principal responsável por mortes causadas por acidentes ofídicos, ou seja, causados por mordidas de cobras.