Uma das maiores companhias de agronegócio do mundo vai investir “dezenas de milhões de reais” em uma nova fábrica de premix
A empresa americana ADM, uma das maiores companhias de agronegócio do mundo, anunciou um investimento de “dezenas de milhões de reais” em Apucarana (PR). A indústria vai construir uma nova fábrica de premix (mistura de minerais, aminoácidos, vitaminas e aditivos) para ampliar sua capacidade de produção em 40%.
A planta fabril de Apucarana vai ocupar uma área de 7,5 mil metros quadrados e tem previsão de ficar pronta em agosto de 2025. A estrutura fica a dois quilômetros de outra fábrica da empresa, localizada na Avenida Minas Gerais, que será desativada. Os 100 empregados da unidade antiga serão transferidos para a nova.
“A fábrica atual fica em um prédio alugado, e a estrutura não permite fazer a integração de equipamentos em um único sistema digital. Por isso a opção pela unidade nova”, afirma Fernando Bocabello, diretor comercial da área de premix e aditivos da ADM para o sul da América Latina. Segundo o executivo, a fábrica terá tecnologia de rastreamento e mapeamento de todos os ingredientes inseridos em cada formulação de premix.
A planta também poderá produzir formulações personalizadas para cada criador, sem risco de contaminação cruzada. “A indústria exportadora de proteínas tem exigências de requerimentos nutricionais e de segurança avançados. Com a nova planta vamos oferecer rastreabilidade no mais alto nível. Os clientes terão total garantia de quantidade e origem dos ingredientes”, assegura.
De imediato, a fábrica vai atender produtores de aves, suínos e aquicultores do Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, já clientes da planta industrial antiga. “Com a estrutura nova, a expectativa é alcançar mercados novos e mais exigentes, como de produtores de salmão do Chile e os mercados pet da Argentina e do Chile”, diz Bocabello.
Segundo o diretor comercial, além da expansão da capacidade produtiva, a ADM reestruturou a área comercial, que agora conta com equipes especializadas nos diferentes setores de produção animal, oferecendo um atendimento mais personalizado. A companhia também constrói um centro de distribuição em Apucarana, que vai aumentar sua capacidade de armazenamento em 75%.
Top 10 no Brasil
A americana ADM está entre as dez maiores fabricantes de produtos de nutrição animal no país e tem a ambição de ficar entre as três primeiras. O movimento acontece no momento em que o mercado de nutrição animal dá sinais de aquecimento no país. Ariovaldo Zani, CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), estima que o segmento crescerá 2,6% neste ano em relação a 2023.
Os investimentos atuais fazem parte de um conjunto de esforços da companhia nos últimos anos para avançar no mercado brasileiro de nutrição animal, incluindo restruturação da área fabril, separação dos negócios de animais de produção e pets e renovação do portfólio de produtos. A ADM dobrou de tamanho no setor de nutrição animal desde 2019, após a aquisição da Neovia, por 1,5 bilhão.
Fonte: informações Globo Rural.