Indústria paranaense cresce quase 13% em dois meses, diz IBGE

0
54

O índice é o maior entre as unidades da federação e acima da média nacional

A produção industrial paranaense cresceu quase 13% entre março e abril deste ano, segundo o IBGE. O índice é o maior entre as unidades da federação e acima da média nacional, que teve recuo de 0,5%.

A segunda colocação no ranking ficou com Pernambuco (12,2%) e a terceira, com Mato Grosso (4,4%). Pará (-11,2%), Bahia (5,4%), Goiás (-0,9%), Minas Gerais (-0,5%) e a Região Nordeste (-0,1%) foram as únicas regiões que tiveram recuos.

No acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao período anterior, o Paraná registrou crescimento de 3%, ocupando a 8ª posição no ranking nacional e o primeiro lugar entre os estados do Sul. Santa Catarina acumula alta de 2,4% e Rio Grande do Sul registrou -0,7% no mesmo recorte.

Segundo o analista da pesquisa do IBGE, Bernardo Almeida, a alta da indústria paranaense foi puxada principalmente pelo setor de derivados do petróleo, com alta de 17% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período anterior. É mais que o dobro da média nacional, que foi de quase 7% no período.

A indústria nacional teve recuo de 0,5% em abril, na comparação com março deste ano. No acumulado de janeiro a abril de 2024 com o mesmo recorte de 2023, a média nacional foi de 3,5%, enquanto que nos últimos 12 meses, na comparação com os 12 meses anteriores, foi registrado alta 1,5%.

Abril de 2024 também teve avanço significativo em relação ao mesmo mês de 2023 na média nacional, com alta de 8,4%.

Com informações: Band News

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here