Lidianópolis sedia o I Encontro das Casas Familiares Rurais do Vale do Ivaí

0
45

Nesta quarta-feira (26), o Centro de Eventos Nelson Lourenço em Lidianópolis sediou o primeiro I Encontro das Casas Familiares Rurais do Vale do Ivaí. O evento reuniu alunos e educadores das instituições de Lidianópolis, Cândido de Abreu e Rosário do Ivaí, com o objetivo de celebrar e valorizar a pedagogia da alternância, um modelo de ensino inovador que combina teoria e prática. O evento contou com diversas palestras e, ao final, um tour pela área experimental.

Simone Aparecida Quiezi, diretora do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, que é a escola base da Casa Familiar Rural de Lidianópolis, destacou a importância do encontro para divulgar e valorizar a pedagogia da alternância: “Esse modelo de ensino técnico agrícola, oferecido nas casas familiares rurais, muitas vezes não é conhecido pela população. Então, o objetivo do encontro é mostrar esse modelo tão importante que forma técnicos para o trabalho no campo”.

Esse método de ensino, que combina aulas teóricas e práticas, visa formar jovens preparando-os para os desafios da agricultura familiar. “Uma semana eles ficam na Casa Familiar estudando, com aulas integral. Na semana seguinte eles levam para suas residências os módulos de atividade e a atividade prática a ser desenvolvido na sua propriedade”, explica Simone. .

O engenheiro agrônomo e coordenador pedagógico da Casa Lar de Lidianópolis, Matheus Vinícius Oliveira Brunk, detalhou as atividades práticas no encontro.

“Após o término do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a área experimental da Casa Familiar Rural de Lidianópolis, cedida pela Agrícola MK. Lá, puderam observar na prática o cultivo de diversas culturas, como milho, mandioca, gergelim, alfafa e gramíneas leguminosas”.

Ele ainda explicou como funciona a dinâmica de aprendizado prático na instituição de Lidianópolis, que também abriga projetos de hidroponia na Casa Familiar e horticultura em parceria com a APAE.  “Essas iniciativas demonstram a versatilidade da pedagogia da alternância e o compromisso das Casas Familiares com o desenvolvimento integral dos alunos”, completou o engenheiro agrônomo.

O trabalho desenvolvido nas Casas Familiares Rurais é realizado em parceria com os municípios. Edivaldo Viana, coordenador municipal da Casa Familiar de Lidianópolis, agradeceu pelo sucesso do primeiro encontro. “Agradeço muito a todos os participantes e colaboradores. Esse evento mostrou a força e a importância da nossa união para promover uma educação agrícola de qualidade”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here