Moradores da região encontram onça-parda morta na PR-466

0
65

Testemunhas já haviam feito relatos da aparição do felino recentemente

Uma onça-parda foi encontrada morta em um trecho da PR-466, entre Ivaiporã e Manoel Ribas, no Vale do Ivaí, Paraná, na manhã do último domingo (9). De acordo com as informações do “Blog do Berimbau”, moradores da região em que o animal foi localizado já haviam feito relatos da aparição do felino recentemente.

Testemunhas afirmaram que se tornou comum a presença da onça-parda em algumas propriedades rurais. Inclusive tal acontecimento deixava os animais criados pelos moradores assustados, uma vez que se trata de um predador estritamente carnívoro.

Por ter sido encontrado em meio à rodovia, as possibilidades do felino ter sido atropelado são altas. A Polícia Militar Ambiental foi informada a respeito do caso.

A corporação revelou que a existência de onças-pardas na região é comum.

Detalhes sobre o predador

A onça-parda, também conhecida como puma ou suçuarana, pode medir até 150 cm (sem a cauda) e pesar entre 53 e 72 kg, apesar de haver registros de machos com mais de 110 kg. A espécie varia muito ao longo de sua distribuição em peso e tamanho. Geralmente, as populações de regiões tropicais tendem a ser menores, pesando por volta de 50 kg.

É importante destacar que o animal é considerado o segundo maior felino das Américas, atrás apenas da onça-pintada.

Pumas, assim como a maioria dos felinos, são animais com hábitos noturnos. São mais ativos no final de tarde e durante a noite. São animais solitários e oportunistas, aproveitando qualquer chance para se alimentarem.

No que diz respeito à alimentação, a onça-parda é estritamente carnívora, porém, a espécie é uma das mais generalistas entre os felinos. Na falta de presas grandes, os pumas podem comer uma variedade grande de presas, incluindo lagartos, aves e insetos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here