Passar muito tempo sentado diminui expectativa de vida

0
74

Nos tempos atuais, é normal ficarmos muito tempo sentado, seja no ambiente de trabalho ou durante momentos de lazer. Diversos critérios contribuíram para esse cenário, como trabalhos mais digitais, funções de escritório e a rotina que, acelerada, impede a realização de exercícios ao longo da jornada.

No entanto, além das famosas dores nas costas, permanecer longos períodos na mesma posição pode trazer consequências mais graves. Por exemplo, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças e reduz nossa expectativa de vida.

Alerta de estudos
Este alerta possui confirmação com diversos estudos. Um deles, divulgado na revista científica PLOS One, da Public Library of Science, revelou que para cada hora em que uma pessoa sedentária permanece sentada, seu risco de mortalidade aumenta em 2%. A partir de nove horas de sedentarismo diário, esse risco sobe para 8% a cada hora adicional.

Outro estudo, também publicado na PLOS One, analisou seis pesquisas realizadas entre 1989 e 2013. Com isso, estabeleceu uma relação entre ficar muito tempo sentado e um aumento no risco de mortalidade por todas as causas. Isso significa uma maior probabilidade de morte associada ao desenvolvimento de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e enfermidades crônicas.

Constatou-se que quanto mais tempo uma pessoa passa sentada diariamente, maior é o risco de mortalidade por diversas causas. Isso significa que o sedentarismo intensifica o potencial de mortalidade associado a essas doenças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here