Prefeitos eleitos da região têm entre 37 e 70 anos

0
136

Um levantamento realizado pela Tribuna do Norte junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou detalhes sobre os prefeitos eleitos na região de Apucarana durante o pleito municipal de 6 de outubro. A faixa etária dos novos prefeitos varia entre 37 e 70 anos, com a maioria deles concentrada entre 50 e 65 anos. Ao todo, 29 prefeitos foram eleitos, sendo 14 deles, ou seja, 48%, nesta faixa etária.

Os prefeitos mais jovens da região são Rafael Cita, de Arapongas, Rodolfo Mota, de Apucarana, e José Carlos Corona, de Manoel Ribas, todos com 37 anos. Rafael Cita, o mais novo, foi eleito com 30.557 votos, superando seu concorrente Jair Milani, que obteve 27.532 votos. Cita é casado, advogado e já atuou como procurador jurídico e secretário de Governo na gestão do atual prefeito, Sérgio Onofre da Silva.

Do outro lado da faixa etária, o prefeito mais velho eleito é Benedito José Púpio, conhecido como Ditão Púpio, de Jandaia do Sul, que tem 70 anos. Ele assume seu terceiro mandato, tendo sido eleito com 4.163 votos, superando outros seis concorrentes. Ditão Púpio é casado, aposentado e produtor rural, com formação superior completa. Logo abaixo dele na faixa etária estão João Pedro Magon, de Novo Itacolomi, com 68 anos, e Manoel Salvador, de Arapuã, com 66 anos.

A maioria dos prefeitos eleitos, sete ao todo, declarou ser empresário. Outros ocupam posições de professores, agricultores e servidores públicos. Em termos de estado civil, a maioria dos prefeitos, 21, é casada, enquanto os demais são divorciados ou separados judicialmente. Apenas Rosana Ferreira Lopes, a prefeita eleita de Bom Sucesso, declarou ser solteira.

No cenário nacional, o prefeito mais velho do Brasil é Eloi Pereira de Sousa, de Barro Duro, no Piauí, que tem 87 anos e tomará posse novamente em 1º de janeiro de 2025. O mais jovem é Juninho de Marinalva, também do Piauí, que com apenas 21 anos, recebeu 4.497 votos, correspondendo a 99,14% dos votos válidos. Esses dados refletem a diversidade de idades e experiências entre os novos gestores municipais em todo o país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here