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quarta-feira - 26 junho - 2024
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Crea-PR disponibiliza R$ 3 milhões em recursos para projetos de Entidades de Classe

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Entidades de Classe têm até o dia 15 de fevereiro de 2024 para inscreverem propostas de projetos na primeira etapa do Edital de Chamamento Público do CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ (Crea-PR) Atualmente, existem 65 Entidades de Classe com registro regular no Crea-PR e que podem se candidatar para captar verba via Edital.

Na primeira etapa, o Edital de Chamamento Público 002/2023 DRI/Parcerias distribuirá R$ 2 milhões em recursos para Entidades de Classe realizarem projetos como revistas técnicas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, eventos, simpósios, hackthons, entre outros.

“Mediante Termo de Fomento/Colaboração, o objetivo é conceder apoio financeiro para que as Entidades de Classe possam executar projetos de interesse do Sistema Confea/Crea. Todas as propostas devem ser de inciativas ou de eventos técnicos vinculados às atividades finalísticas do Sistema Confea/Crea”, explica o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Para realizar as submissões dos projetos, as Entidades de Classe devem estar regulares no Crea-PR e em dia com certidões e documentação. A entrega das propostas a serem analisadas deve ser realizada pelo acesso restrito da Entidade de Classe no site do Crea-PR.

Para a segunda etapa será disponibilizado o valor de R$ 1 milhão. As submissões poderão ser realizadas de 16 de fevereiro de 2024 a 18 de abril de 2024.

“As ações são incentivadas visando ao aperfeiçoamento técnico e cultural e ao apoio à fiscalização e divulgação da legislação profissional e de interesse das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Também visamos à divulgação do Código de Ética Profissional, a conscientização sobre a importância de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Acervo Técnico, fiscalização e questões pertinentes a registros e atribuições profissionais”, observa Claudemir.

O fomento a projetos por meio de Edital de Chamamento Público é realizado pelo Crea-PR há oito anos, sendo este o 10º lançado pela autarquia. Ao todo, os Editais de Chamamento já distribuíram mais de R$ 8,5 milhões em incentivos para a realização de projetos de valorização e aperfeiçoamento profissional. “Nos nove Editais publicados, 90 mil profissionais já foram impactados, participando de 500 projetos e ações como palestras, cursos, revistas e publicações técnico-científicas e eventos”, frisa Claudemir.

Os editais de Chamamento Público são regulamentados pela Lei Federal 13019/2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a Administração Pública e as organizações da sociedade civil (OSC), em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco. No âmbito do Sistema Confea/Crea, são regulamentados pelas Resoluções 1075/2016 e 1098/2018 do Confea, que dispõem sobre normas para a celebração das parcerias entre os Creas e as Entidades de Classe.

Gestante dá à luz em casa com ajuda da Defesa Civil de Jandaia do Sul

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Emocionante. A Defesa Civil de Jandaia do Sul ajudou uma gestante que entrou em trabalho de parto dentro da própria residência e não havia tempo de levá-la para o hospital, por volta das 19h desta sexta-feira (10).

Quando a equipe chegou, encontrou a enfermeira Ana Paula, já auxiliando a mãe. Os agentes também ajudaram e a mãe deu à luz no interior da casa.

Após o parto, a mãe e o filho, Isaac, foram levados para o Hospital Nossa Senhora de Fátima. A família passa bem,

A equipe do Samu de Jandaia também prestou apoio, realizando o transporte de mãe e filho.

Carro pega fogo na PR-444 em Arapongas

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Um carro, modelo Fiat Palio pegou fogo na PR-444 em Arapongas, na noite desta sexta-feira (10). A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atendeu a ocorrência e informou que o veículo estava abandonado no local.

Conforme a PRE, o carro com placas de Arapongas, ficou completamente destruído e nenhuma pessoa responsável pelo carro foi encontrada.

A equipe repassou que não havia nenhum corpo dentro do carro, então acredita-se que quem estava dirigindo, deixou o local.

O carro seguia no sentido Arapongas para Mandaguari e estava às margens da rodovia. O DER foi acionado para remover o Palio do local.

Rede de Farmácias Nissei chega em Jandaia do Sul

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A rede Farmácias Nissei inaugurou sua primeira unidade em Jandaia do Sul. A marca é reconhecida como a sétima maior rede de farmácias do país em termos de número de lojas, conforme a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), e está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Localizada na Rua José Maria de Paula, número 990, a drugstore oferece uma ampla variedade de produtos, com mais de 15 mil itens, incluindo medicamentos, mercearia, perfumaria, produtos de higiene e beleza, bem como uma linha de produtos de marca própria, como Cuidmais (soluções para cuidados pessoais e primeiros socorros), Fresha (produtos para a rotina de cuidados diários e higiene pessoal), Aishy (cuidados com a pele), Uni Buni Tê (acessórios de beleza, cutelaria e banho) e Goood+ (alimentos práticos e saborosos).

A proposta da Nissei é ser um centro de saúde completo, oferecendo aos clientes uma clínica farmacêutica com profissionais especializados para orientação e acompanhamento em diversas áreas, como calendário de vacinação, exames preventivos, acompanhamento e controle de doenças, entre outros serviços. Além disso, para obter descontos e benefícios exclusivos, os clientes podem se cadastrar no Club Nissei de Vantagens (https://clubnissei.com.br/).

A primeira loja de Jandaia do Sul possui uma área ampla e oferece estacionamento próprio para maior comodidade dos clientes durante as compras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h; aos sábados, das 7h às 22h; e domingos e feriados, das 9h às 21h.

Sobre as Farmácias Nissei

Com mais de 35 anos de tradição no mercado paranaense e atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, a Nissei é considerada a sétima maior rede de farmácias do país em número de lojas, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). A rede é credenciada do Programa do Governo Federal Farmácia Popular, que oferta descontos especiais e até remédios essenciais gratuitos. A Nissei conta hoje com mais de 370 lojas, que geram mais de 6 mil empregos diretos e atendem a mais de 3,5 milhões de clientes por mês. A rede foi responsável por introduzir o conceito de drugstore no mercado paranaense e oferece ao estado o maior número de farmácias 24 horas. As lojas são conhecidas por seus espaços modernos, de fácil localização, amplos estacionamentos, diversidade de produtos e disponibilidade de farmacêuticos qualificados, que promovem o melhor atendimento profissional.

Prazo de matrículas na rede estadual é prorrogado para 17 de novembro

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A previsão é que neste ano o processo envolva a participação de pais e responsáveis legais de aproximadamente 1 milhão de alunos

A Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR) informa que o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2024 nos colégios da rede estadual do Paraná foi estendido para 17 de novembro, prazo válido tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula. Inicialmente o prazo encerraria nesta sexta-feira (10). A previsão é que neste ano o processo envolva a participação de pais e responsáveis legais de aproximadamente 1 milhão de alunos.

Assim como em anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma online, no site da Secretaria da Educação através da Área do Aluno. A matrícula inicial ou rematrícula devem ser realizadas por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência ou atualização cadastral do estudante pelo seu responsável legal, que pode confirmar a vaga na instituição de ensino em que o filho já estuda ou, em caso de matrícula de ingresso, na escola indicada pela Seed-PR.

Caso deseje outra que não a indicada pela secretaria, é preciso apresentar até três instituições de ensino de preferência. Nesta opção, o estudante será inserido no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deverá entrar na “Área do Aluno”, a partir de 23 de novembro, para conferir o resultado da solicitação e, a partir do dia 27 de novembro, para confirmar a matrícula na instituição de ensino de preferência.

Se nenhuma das opções for contemplada, o aluno permanecerá na instituição de ensino direcionada pela Seed-PR para a conclusão do processo e, a partir 2 de janeiro de 2024, poderá entrar novamente na lista de espera de outras instituições de ensino.

ACESSO – Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante (quando maior de 18 anos e indicado como responsável) deve informar seu CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado) para acessar a “Área do Aluno”. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados.

Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, a matrícula será feita online na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou mesmo na escola mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso aos pais ou responsáveis para efetivação da matrícula online.

DOCUMENTOS – Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja enviando desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo, até o primeiro dia letivo de 2024.

Para a rematrícula é obrigatório o comprovante de vacinação e a fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar nos últimos dois meses. Para a matrícula de ingresso os documentos necessários são certidão de nascimento; documento oficial de identificação com fotografia do responsável legal em caso de estudantes menores de idade; comprovante de vacinação.

O estudante não aprovado no ano letivo de 2023 manterá sua matrícula na instituição de ensino de origem. Mais informações estão disponíveis na Instrução Normativa N.º 001/2023 – SEED/DPGE.

Empresário desconfia e descobre atestado falso de funcionário

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O papel e o carimbo utilizados no documento são legítimos, mas o médico afirma que não foi o responsável pela assinatura

Uma grave ocorrência foi registrada em Kaloré, no Vale do Ivaí, na manhã desta quinta-feira (9), depois que servidores do Posto de Saúde do município procuraram a Polícia Militar (PM) para relatar que um atestado médico foi falsificado na unidade. Datado do dia 4 de novembro, o documento foi confeccionado com papel e carimbo legítimos, mas a assinatura do médico foi falsificada.

De acordo com o boletim de ocorrência, a situação começou quando um empresário da cidade, que preferiu não se identificar, recebeu um atestado de um dos seus funcionários e desconfiou da veracidade do documento. O homem enviou uma foto para o médico para verificar se o atestado realmente era verdadeiro, mas descobriu que o médico sequer havia trabalhado no dia.

A PM conversou com o profissional da saúde, que confirmou que no dia 4 de novembro não estava trabalhando. O médico afirmou que reconhece o papel e o carimbo utilizados como legítimos, mas disse que não foi o responsável pela assinatura. Ainda segundo o B.O., o atestado está preenchido em nome de “GGF”.

A equipe policial orientou o médico sobre os procedimentos a serem tomados. Não foi informado à imprensa qual o CID do atestado.

Central de Relacionamento da Sanepar abre neste sábado em Apucarana

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Outras 27 cidades do Paraná também receberão local para atendimento presencial

A Sanepar abrirá neste sábado (11) 36 Centrais de Relacionamento em 28 cidades do Paraná para atendimento presencial, das 8h até o meio-dia. Apucarana está entre as cidades. O local para atendimento será na rua Galdino Gluck Júnior, 280.

Os clientes podem solicitar qualquer serviço e aproveitar o parcelamento de débitos em até 36 meses, com juros de 0,7% ao mês. Não é cobrada multa de 2% referente às faturas em atraso, não há obrigatoriedade de valor mínimo de entrada e nem da parcela.

O início da cobrança do parcelamento é feito nas faturas no mês seguinte ao da negociação. Também não há nenhum pedido de transferência bancária e nenhum pagamento em espécie ou por cartão no momento ou após a negociação. Caso alguém solicite qualquer valor em dinheiro em nome da Sanepar, a orientação é denunciar para a empresa.

Além das Centrais de Relacionamento que atendem em horário comercial de segunda a sexta-feira, o parcelamento pode ser feito pelos canais digitais: whatsapp (41) 99544-0115, mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, telefone 0800 200 0115 ou, ainda, pelo site da Sanepar.

ÁGUA SOLIDÁRIA – A abertura das Centrais de Relacionamento também vai possibilitar a adesão dos clientes ao programa Água Solidária, que beneficia famílias com tarifa reduzida. Têm direito as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, que moram em imóveis de até 70 metros quadrados e têm consumo de até 2,5 mil litros de água por mês por pessoa.

Mulher fica presa às ferragens após caminhão perder os freios

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Acidente aconteceu no Contorno Sul de Apucarana na manhã desta sexta-feira (10)

Uma mulher ficou gravemente ferida após acidente no cruzamento da rodovia BR-376 com a estrada de acesso para Rio Bom.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima ficou presa às ferragens. Informações iniciais dão conta de que o caminhão, do tipo betoneira, que descia pela rua Cristiano Kussmal, carregado com concreto, perdeu o freio e só parou ao tombar em uma região de mata.

As equipes de socorro do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência. O caminhão, que pertence a uma empresa de concreto de Apucarana, ficou completamente destruído.

Os socorristas trabalham neste momento no desencarceramento da vítima para que ela seja encaminhada para atendimento médico no hospital por uma unidade avançada do Samu, que se deslocou até o local. Ainda não há mais detalhes sobre o estado de saúde da vítima, que segue presa às ferragens.

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Servidores da Câmara de Faxinal aderem ao uso de uniformes

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As camisetas foram adquiridas pelo órgão e distribuídas gratuitamente aos funcionários

Com o objetivo de agregar identidade visual aos serviços prestados, servidores da Câmara Municipal de Faxinal aderiram ao uso de uniformes. A iniciativa é do presidente do Legislativo, Sueder Martins de Souza (MDB). As camisetas foram adquiridas pelo órgão e distribuídas gratuitamente aos funcionários.

Conforme o presidente, a novidade integra um conjunto de melhorias que estão sendo aplicadas em todo o quadro funcional desde o início de sua gestão, em janeiro de 2023. “Temos priorizado o desenvolvimento de ações que geram motivação e comprometimento de todos”, afirma Sueder Martins. Ele acredita que o trabalho em conjunto acarreta no sucesso coletivo. “Sempre enfatizo o quão importante tem sido a atuação de cada um dos nossos servidores. Se desenvolvemos uma gestão com ética e responsabilidade, é porque contamos o suporte e orientação dos nossos profissionais”, salienta.

O uniforme dos servidores do Poder Legislativo é composto pela cor azul turquesa e apresenta, em destaque, o brasão do município de Faxinal. “Com a equipe uniformizada, criamos um visual harmônico e apresentamos uma identidade visual da Câmara diante de toda a comunidade faxinalense”, ressalta o presidente.

Com apoio da Saúde, Cambira construirá nova UBS

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A cidade está autorizada a iniciar um projeto no valor expressivo de um milhão de reais, destinado à construção de uma moderna Unidade Básica de Saúde

Em um anúncio oficial, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), deu luz verde para o município de Cambira embarcar em um projeto ambicioso de investimento na saúde local. A cidade está autorizada a iniciar um projeto no valor expressivo de um milhão de reais, destinado à construção de uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS I).

Este investimento não apenas representa uma injeção significativa de recursos na infraestrutura de saúde, mas também promete elevar a qualidade do atendimento e o bem-estar dos cidadãos de Cambira.

Os agradecimentos foram estendidos a diversas figuras-chave que desempenharam papéis fundamentais nesse avanço. O Secretário de Saúde, Dr. Beto Preto, o Deputado Estadual Tiago Amaral e o Governador Ratinho Junior foram destacados como impulsionadores essenciais desse projeto. A colaboração unida evidencia um compromisso coletivo com o progresso do município.

A gratidão também foi direcionada à dedicada equipe local, incluindo Ana Lúcia, Secretária de Saúde, Fabinho, vice-prefeito, e todos os envolvidos que contribuíram para essa conquista. O papel crucial da Câmara de Vereadores no apoio a iniciativas de impacto também foi reconhecido.

Este é um passo significativo para Cambira, que se encaminha para se tornar uma nova cidade, priorizando a saúde e o bem-estar de seus habitantes. O projeto visa atender a crescente demanda por serviços de saúde de qualidade, marcando um momento promissor na história local.

O slogan #SaúdeParaTodos ressoa agora com ainda mais significado, refletindo a visão compartilhada de construir uma comunidade mais saudável e próspera. Cambira está no caminho certo para um futuro melhor, graças aos esforços coordenados de seus líderes e cidadãos dedicados.