Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
A Scania, em conjunto com pesquisadores da Unesp de Ilha Solteira, está realizando testes em um veículo 100% elétrico sob condições de altas temperaturas, além de desenvolver ferramenta de modelagem computacional (CFD-Computacional Fluid Dynamics) e análise estatística.
“Para que uma tecnologia se consolide por completo é necessário que equipes profissionais multidisciplinares adquiram conhecimento e experiência em torno dela. Nós investimos constantemente no desenvolvimento de competências dentro da Scania, mas entendemos a necessidade de atravessar os portões de nossa fábrica e decidimos levar nosso ônibus BEV até os acadêmicos, pesquisadores e estudantes de engenharia”, conta Marco Garcia, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.
O veículo em questão chegou ao Brasil no fim do ano passado e operava na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, exclusivamente, para transporte interno de colaboradores, para aprimorar e desenvolver conhecimento local e competências em torno da eletrificação no transporte, desempenhando a função de ônibus-escola para ajustes e adaptações às condições climáticas e topográficas brasileiras.
Agora, o modelo elétrico passa por uma nova etapa de testes no país, na UNESP de Ilha Solteira, sob a coordenação dos professores Leandro Oliveira Salviano e Aluisio Viais Pantaleão.
O investimento para subsidiar as pesquisas em parceria com a UNESP é de R$ 300 mil. O projeto terá duração de 14 meses e o veículo fica nas instalações da universidade pelo período de três meses, sob a responsabilidade de pesquisadores da graduação e pós-graduação.
Em uma espécie de intercâmbio, professores e alunos da UNESP de Ilha Solteira estão tendo a oportunidade de realizar ensaios em laboratórios computacionais e aplicações práticas com o veículo, nos quais poderão aplicar conhecimentos em CFD para a modelagem da dinâmica do escoamento em sistemas e análise estatística para o tratamento de dados de teste.
A escolha
A escolha pela UNESP de Ilha Solteira se deu pelo fato de a instituição ser referência em pesquisa e desenvolvimento na área de engenharia mecânica. “A Universidade Paulista tem uma projeção gigantesca e a parceria possibilitará mostrar para pesquisadores e estudantes como a Scania, uma multinacional líder em soluções sustentáveis para o setor de transporte, desenvolve suas tecnologias e como o mercado as aplica em seus produtos e serviços. Os estudos e testes com o BEV poderiam ser feitos somente pelos engenheiros da Scania, mas pensando na contribuição à sociedade e no desenvolvimento de competências no país como um todo, optamos por investir na pesquisa também para identificar novas oportunidades de avanço tecnológico”, explica Marco.
Os dados coletados e os resultados do projeto serão disponibilizados em tempo real para todas as equipes de engenharia da Scania, otimizando o desenvolvimento da tecnologia BEV, tanto na Suécia quanto no Brasil, os dois braços de engenharia da multinacional no mundo.
“Queremos levar um pouco de conhecimento técnico e de negócios reais para a universidade, uma maneira de contribuir e oxigenar a visão acadêmica. E para nós, é uma grande aposta para aumentar o capital de conhecimento global da Scania, amplificando a jornada de desenvolvimento de veículos eletrificados”, destaca Marco.
Parceria inédita
Se para a equipe de engenharia da Scania o ônibus elétrico é uma novidade, para a comunidade acadêmica é um feio inédito de muita relevância e com grandes expectativas.
O professor Leandro Salviano, um dos responsáveis pelo projeto, conta que a abordagem de desenvolvimento deste ônibus é inédita para a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, em especial para o Departamento de Engenharia Mecânica, e deseja que a parceria seja a primeira de várias. “O objetivo é que abra portas para outras parcerias, mas que especificamente esta seja duradoura e nos permita criar vínculos de pesquisa e desenvolvimento, e de qualificação local e pessoal. É um treinamento de técnicos e engenheiros da própria Scania, para uso das ferramentas que nós vamos desenvolver no projeto, além do envolvimento dos estudantes da Unesp de forma a prepará-los e colocá-los em contato com uma empresa de ponta, multinacional, como a Scania”, explica o docente do Departamento de Engenharia Mecânica.
Além de ser uma referência acadêmica, a decisão de trazer o veículo para Ilha Solteira, segundo o professor Leandro, é motivada por uma questão térmica. “Como aqui é uma região muito quente, com temperaturas altas por longos períodos do ano, poderemos avaliar a aplicação desse ônibus para rodar em regiões com altas temperaturas, tanto em ambiente urbano quanto em rodovia”, explica.
Para a realização dos testes, foi estabelecida uma rota urbana e rodoviária que simula e submete o veículo ao estresse térmico. “O sistema de resfriamento das baterias, com as variações do clima e as temperaturas altas, pode impactar no desempenho e autonomia do veículo elétrico. Nós vamos testar algumas propostas de isolamento de tubulação do pacote de baterias para identificar soluções que atendam aos requerimentos de operação dos veículos da Scania”, completa Leandro.
Durante a realização dos testes, as ferramentas desenvolvidas vêm sendo aperfeiçoadas e transferidas para a equipe técnica da Scania. “A ideia é que essas ferramentas possam ser utilizadas pela Scania em outros projetos. Por isso, faremos a completa transferência dessas tecnologias para a fabricante. Esse projeto é um embrião e novos projetos vão surgir depois desse”, conclui o professor Leandro Salviano.
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